segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reino Unido coloca o HMS Invincible a venda

Este é com certeza um fim inglório para o HMS Invincible, o porta-aviões da Royal Navy (marinha do Reino Unido) que serviu ao país de 1973 à 2005 e participou das guerras das Malvinas, Bálcãs e Iraque.

O Ministério da Defesa do Reino Unido espera arrecadar mais de £2 milhões (US$ 3.120 milhões) com o Invincible, que pesa mais de 17 mil toneladas (sendo 10 mil em metal).

O navio, classificado como “em estoque”, está disponível no leilão eletrônico edisposals.com, e até o momento não recebeu nenhuma proposta de um possível comprador.

O Invincible era equipado com quarto motores Rolls-Royce Olympus TM3B, tinha uma tripulação de mais de mil homens, atingia velocidades de até 58km/h, tinha alcance de 13 mil quilômetros e podia transportar até 22 aeronaves (18 caças Harrier GR.7/9 e quatro Sea King ASaC).

O Invincible passou por um retrofit em 2004, porém foi descomissionado um ano depois, com a ressalva de que poderia ser recolocado em serviço em apenas 18 meses em caso de necessidade. Porém, com o passar do tempo, o navio foi canibalizado, sendo os motores, caixas de engrenagens, transmissão e conexões utilizadas em outros navios.

A empresa Leavesley International declarou que tem interesse no navio para utilizar a enorme quantidade de peças de metal, sucateando-o por completo.

O HMS Invincible ficará disponível para leilão até 5 de janeiro de 2011.

Fonte: Revista ASAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário